"Tudo o que é reto mente. Toda verdade é sinuosa.
O próprio tempo é um círculo. "

(Friedrich Nietzsche)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Moral? Que bicho é esse?







Todos os dias vejo pessoas tratando a moral de um modo bem errado. Com isso venho aqui tentar mostrar que a moral não é bem essa que todos definem e lidam e sim uma mais simples de se entender.

Moral que bicho é esse? Temos que de acordo com o dicionário:
Pode ser definido  como a aquisição do modo de ser conseguido pela apropriação ou por níveis de apropriação, onde se encontram o caráter, os sentimentos e os costumes. Em alguns dicionários define-se a moral como: os conjuntos de regras, costumes e prescrições a respeito de comportamentos e condutas, que podem ser consideradas válidas, éticas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupos ou pessoa determinada, estabelecidas e aceitas pelas comunidades humanas durante determinados períodos de tempo.   (Aurélio Buarque de Hollanda).

Eu acho valida essas premissas em partes!  Pois tocando outra definição:
Significa tudo o que se submete a todo valor onde devem predominar na conduta do ser humano as tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social, cujas aptidões constituem o chamado sentido moral dos indivíduos.

Ok! Senhores Pais! (rsrssr) O Gritar não é ter moral e sim submeter os filhos a uma sessão de terror familiar que vai sendo passado de geração em geração! O papel de falar mais alto é dos animais (irracionais). Ops não citando aqui o pessoal da bolsa de valores. (rsrsr) 
Os  maiores exemplos de moral que podemos demostrar no cotidiano são guardar aquele papel de bala que você jogaria no chão, gastar menos água na suas casa, concientizar os outros sobre de como cuidar dos bens públicos e etc!

Fazendo a nossa parte de um modo imparcial é o melhor negócio.
Quando começarmos a fazer uma  observação sistemática da nossa moralidade quem sabe podemos entender melhor o que seja a moral!

Logo temos que entender que moral não é esse bichinho que todo mundo pensa e sim aquele outro que ninguém pode ou ousa cuidar.
Vamos refletir nisso tudo...
#Fato


Vivemos equilibrados na corda da vida, o que nós derruba são as nossas escolhas cotidianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário